
Higienização das Mãos: Saiba como Fazer
Publicado: 13/05/2019
Atualizado: 06/01/2023
Publicado: 13/05/2019
Atualizado: 06/01/2023
Conteúdo
Higienização das Mãos: Saiba como Fazer: Higienizar as mãos é a estratégia mais simples e eficaz para evitar a transmissão de várias doenças.
A primeira vez em que se ouviu falar sobre a importância da higienização das mãos para a prevenção de infecções foi a partir de estudos dos médicos Ignaz Philipp Semmelweis (1846) e Joseph Lister (1865) e da enfermeira Florence Nightingale (1854).
Semmelwels observou que gestantes que tinham o trabalho de parto atendido por médicos, tinham mais mortes por infecção perinatal que as gestantes atendidas por parteiras.
Acontece que naquela época, os estudantes de medicina e médicos, faziam necrópsia (estudavam corpos de pessoas já mortas) entre outras coisas e depois iam fazer os partos, sem nenhuma higienização, ou troca de roupa.
Enquanto as parteiras faziam somente os partos.
Ainda não havia sido descoberto o microscópio, e nem sabia-se da existência de bactérias, mas ele imaginou que estas mãos sujas dos médicos, poderiam estar levando alguma doença.
Daí iniciou-se um projeto para que se higienizasse as mãos antes de atender as gestantes.
Com esse simples gesto, conseguiu-se prevenir milhares de mortes.
Quando lembramos de toda a consequência que pode ter uma infecção transmitida pelas mãos, podemos afirmar que lavar as mãos é realmente um gesto que salva vidas.
Você também pode fazer sua parte e se proteger além de proteger os demais.
Profissionais de saúde em hospitais são uma importante forma de disseminação de bactérias entre os pacientes internados.
Mas não basta apenas esfregar uma palma na outra.
Para fazer uma boa higienização das mãos, é preciso saber a técnica correta.
Higienização das Mãos: Saiba como Fazer
O uso de álcool gel é tão bom quanto lavar as mãos com água e sabão.
Mas para usar o álcool, não pode haver sujidades visíveis nas mãos
O álcool também é ótimo para levar na bolsa ou pasta